Quem sou eu

Minha foto
Sou um interessado em vinhos que não tem a pretensão de querer ensinar nada a ninguém. Quero trocar informações e experiências, pois meu objetivo é conhecer melhor para apreciar melhor.

Adoro viajar, conviver com amigos, comemorar datas festivas, estar em família, comer uma boa comida, viver as emoções, sorrir, pensar e ser feliz e acredito que o vinho pode proporcionar ou estar presente em tudo isso.

Sou um entusiasmado que descobriu que o vinho pode ser muito mais do que uma simples bebida e diz: “O vinho é a bebida que emociona!”.

Muito prazer, meu nome é Carlos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vinhos recomendados - Janeiro 2012



     Apesar do "batismo" de grande parte dos brasileiros ter sido com o inesquecível "vinho branco alemão da garrafa azul", é fácil perceber que a preferência da maioria mudou e gira em torno dos vinhos tintos. Até aí, tudo bem! Também estou nesse grupo. Ah, então tá tudo perfeito, certo? Que nada! O objetivo desse papo é a forma como cada um vê o vinho branco, não o tinto.
     Não sei você, mas conheço muitos que afirmam: "Adoro vinho, mas só bebo o tinto." Se você é um desses, agora é a hora de começar a rever os seus conceitos, pois existem vinhos brancos excelentes e muito conceituados e, ainda, casos em que o vinho branco é o protagonista sendo o principal responsável pela reputação da região ou do país produtor de vinho.
     Hoje indico um vinho branco e um tinto e, aproveitando para sugerir um norte aos que, por ventura, decidiram rever alguns conceitos, recomendo a degustação de, ao menos, uma dessas opções: Chablis, Sauvignon Blanc/Nova Zelândia ou um Chardonnay/Califórnia. São todos referências mundiais de qualidade.


Santa Helena Reservado 2010 - Viña Santa Helena


     Se você procura um bom vinho para o dia-a-dia, acho que encontrou. O Santa Helena Reservado é um vinho justo e vale cada centavo pago por ele.
     Relacionado pela revista Veja, edição 2245, na matéria "O teste dos bons e baratos", publicada pela Editora Abril em 30 de novembro de 2011, ficando em terceiro lugar no ranking.
     Ótimo vinho para o dia-a-dia e também para as ocasiões em que é necessário comprar bastante quantidade, moderar nos gastos e manter a qualidade, tais como aniversários ou casamentos.

Produtor: Viña Santa Helena
Origem: Chile
Região: Valle Central
Uva: Cabernet Sauvignon
Teor Alcoólico: 12,5% Vol.

Informações Vermelho escuro com tons violáceos. Bastante frutado e bem equilibrado. Harmoniza bem com carne vermelha e churrasco.



Alamos Chardonnay 2009 - Catena Zapata


     Vinho fino, rico e encorpado que, além de ser agradável e fácil de beber, tem ótima relação custo-benefício. Para Robert Parker, é um "marvellous value". Indicado como "Best Buy" pela Wine Spectator pelo quinto ano consecutivo e, segundo Jancis Robinson, "uma incrível barganha"!
     A chegada do verão pode ser uma bela oportunidade para a degustação de um vinho branco. Aproveite a chance e, com um belo prato de camarão, deguste esse vinho e desmistifique o vinho branco.

Produtor: Catena Zapata
Origem: Argentina
Região: Mendoza

Uva: Chardonnay
Teor Alcoólico: 13,5%

Informações: Envelhecido com as borras por 6 meses em barrica de carvalho 100% francês. Harmoniza bem com frutos do mar e camarões.


3 comentários:

  1. Um vinho tinto de 12,5% de volume nao se aguenta muito com o calor, imagino eu, a nao ser que lhe metam demasiados sulfitos. Os vinhos tintos portugueses tanto do DAO, como do DOURO e os vinhos espanhois da Rioja( os maravilhosos vinhos jovens da RIOJA ) os garnatchas/shiraz da DO de Tarragona ou das Costers del Segre, todos têm 13% de volume, aguentam mais tempo e penso que devem ter uma qualidade/preço pelo menos semelhante a esse CABERNET SAUVIGNON do CHILE. ( sao vinhos que aqui se vendem a 3 euros/ a garrafa.) E por falar em vinhos brancos, experimente o Sauvignon Blanc " RUEDA" FINCA LA COLINA ( medalha de ouro no MONDIAL DE BRUXELAS em 2008/09/10.) a 8 euros a garrafa concorre com os da N. ZELANDESES. Aliás como sabe é mais dificil fazer um bom vinho branco que um bom vinho tinto.
    Pena foi que o Brasil tenha decidido introduzir uma taxa de 40% sobre os vinhos europeus e os do MERCASUR nao sejam taxados por igual. Assim nao permitem ao consumidor Brasileiro médio poder escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio,
      Antes de tudo, obrigado pela colaboração com o blog. Toda informação e participação é importante e do meu agrado.
      Vamos lá...
      Com relação aos sulfitos, hoje em dia quase a totalidade dos vinhos mundiais possuem sulfitos em sua composição. Além disso, sulfitos são conservantes de uso rigorosamente controlado pela maioria dos países e estão presentes em diversos tipos de alimentos, tais como: sucos de caixinha, frutas secas, conservas e alimentos congelados. Sendo que a utilização de sulfitos em vinhos é substancialmente menor do que nesses outros alimentos.
      Ainda com relação à conservação e longevidade dos vinhos lembro que extrato, taninos e acidez devem ser considerados junto com o teor alcoólico e que a forma de acondicioná-los é extremamente importante (lugar fresco, ao abrigo da luz, temperatura adequada e constante).
      Obrigado também pelas indicações dos vinhos. Estão anotadas e, na primeira oportunidade possível, os degustarei.

      Excluir
  2. Sempre bom um custo beneficio para o dia a dia como esse Santa Helena! Essa recomendação do mês é 10! Tomamos o Splendore (recomendação de novembro) e amamos!

    ResponderExcluir