Quem sou eu

Minha foto
Sou um interessado em vinhos que não tem a pretensão de querer ensinar nada a ninguém. Quero trocar informações e experiências, pois meu objetivo é conhecer melhor para apreciar melhor.

Adoro viajar, conviver com amigos, comemorar datas festivas, estar em família, comer uma boa comida, viver as emoções, sorrir, pensar e ser feliz e acredito que o vinho pode proporcionar ou estar presente em tudo isso.

Sou um entusiasmado que descobriu que o vinho pode ser muito mais do que uma simples bebida e diz: “O vinho é a bebida que emociona!”.

Muito prazer, meu nome é Carlos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vinhos recomendados - Dezembro 2011



     A recomendação deste mês recai sobre dois rótulos que extrapolam a idéia de apenas sugerir bons vinhos. Hoje falaremos de dois vinhos que possuem algo a mais. Um deles tem o charme da expectativa de seu lançamento no mercado em data escolhida para ocorrer simultaneamente no mundo todo e o outro traz uma surpresa que classifico como "o perfeito estímulo para o exame olfativo". São eles, respectivamente:

Beaujolais-Villages Nouveau 2011 e Barista Pinotage 2010.
# Caso você conheça algum bom rótulo e queira compartilhar, mande sua sugestão para letourdevin.brasil@gmail.com.


Barista Pinotage 2010 - Val de Vie


     Barista é um vinho delicioso, carismático, que encanta facilmente e com esse nome não poderia deixar de ter uma relação estreita com o café. Seu produtor é pioneiro na produção deste estilo de pinotage que apresenta aromas evidentes de café e toffee. É um ótimo vinho para estimular o exame olfativo de apreciadores e daqueles que, neste momento, chamo de "incrédulos" por pensarem que cheirar vinho é bobagem. Se você é um desses, deguste este vinho e sinta o prazer de identificar seus aromas. Sua relação com os vinhos terá um novo marco inicial. É um vinho repleto de frutas maduras, café, chocolate e ameixas, e é elaborado com uma uva tipicamente sul-africana: Pinotage. Parcialmente fermentado em barricas de carvalho tostadas. Um ótimo vinho!

Produtor: Val de Vie
Origem: África do Sul
Região: Paarl - Western Coast
Uva: Pinotage (100%)
Teor Alcoólico: 13,5% Vol.

Informações: Parte do vinho é fermentado em barricas de carvalho francês e parte em tanques de aço com as borras. Vinho de corpo médio que pode ser guardado por até 5 anos e harmoniza bem com carnes e massas.



Beaujolais-Villages Nouveau 2011 - Joseph Drouhin

     O Beaujolais-Villages Nouveau é a versão mais concentrada do Beaujolais Nouveau. É um vinho jovem que se destaca pelo frescor e pela intensidade de seus aromas frutados, possui muita fruta vermelha fresca, com destaque para cereja. Deve ser bebido ainda jovem.
     Além da qualidade costumeira dos beaujolais elaborados por Joseph Drouhin, os quais são considerados os melhores do mercado pela imprensa especializada brasileira há mais de 15 anos consecutivos, envolve todo o charme da tradição de festejar o lançamento simultâneo no mundo todo. Destaque também para a safra de 2011 que produziu uvas de cascas espessas resultando em vinhos de grande complexidade, a qual está sendo considerada uma das melhores dos últimos anos.
     Vinho rico e generoso que acompanha muito bem uma tábua de frios.

Produtor: Joseph Drouhin
Origem: França
Região: Bourgogne
Uva: Gamay 100%
Teor Alcoólico: 12,5%

Informações: Maceração carbônica. Não passa por madeira para manter o frescor aromático. Vinho de corpo leve que está pronto para consumo e que harmoniza bem com embutidos e carnes leves.


3 comentários:

  1. O Barista tá nos Top Ten pra mim! Dos melhores vinhos que já tomei!

    ResponderExcluir
  2. Estou 100% de acordo com os comentários acima, mas deu uma grande vontade de experimentar este exemplar francês... Está anotado ao lado da dica do Esplendor...

    ResponderExcluir