Quem sou eu

Minha foto
Sou um interessado em vinhos que não tem a pretensão de querer ensinar nada a ninguém. Quero trocar informações e experiências, pois meu objetivo é conhecer melhor para apreciar melhor.

Adoro viajar, conviver com amigos, comemorar datas festivas, estar em família, comer uma boa comida, viver as emoções, sorrir, pensar e ser feliz e acredito que o vinho pode proporcionar ou estar presente em tudo isso.

Sou um entusiasmado que descobriu que o vinho pode ser muito mais do que uma simples bebida e diz: “O vinho é a bebida que emociona!”.

Muito prazer, meu nome é Carlos.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vinhos recomendados - Maio 2012


          Novo mês... Nova recomendação!

          A cada nova recomendação, antigos questionamentos ocupam minha mente antes da decisão sobre qual vinho recomendar.

               - Custo-benefício ou qualidade superior?
               - Somente tintos ou será que cabe indicar um branco ou um rosè?
               - Novo Mundo, Velho Mundo ou um exemplar de cada?

          Ahhhh, amigo! Vou te confidenciar uma coisa... Como é difícil ter certeza e ser justo diante dessas perguntas. Mas, apesar desse dilema, a certeza da qualidade dos vinhos indicados me conforta por saber que, se não for o estilo de sua preferência, servirá como uma excelente oportunidade para você expandir seus horizontes.


          A recomendação deste mês são os vinhos Yellow Tail, mais especificamente o feito com a uva  Shiraz.

          Produzido pela vinícola australiana Casella Wines, o Yellow Tail é o terceiro vinho mais vendido no mundo e o primeiro nos Estados Unidos. É um vinho que chegou recentemente ao Brasil, pois começou a ser importado em abril de 2011 e, apesar do sucesso que vem fazendo, ainda está sendo descoberto pelo público brasileiro em geral.

          Seu sucesso, em parte, deve-se à política adotada por seu produtor que acredita que o vinho não precisa ser uma bebida " burocrática", deve ser acessível a todos e pode ser bebido a qualquer hora e em qualquer lugar. John Casella, um dos sócios, diz: "As pessoas não podem ser incomodadas por todo glamour e 'nonsense' no mundo do vinho. Elas só querem beber". Tudo isso, aliado à qualidade do vinho, faz do Yellow Tail um vinho de grande sucesso.

          Pode-se conhecer um pouco mais do vinho no texto do seu contra-rótulo que diz: "Por três gerações a família Casella tem elaborado vinhos na pequena cidade de Yenda. É aqui que [yellow tail] foi criado com um simples propósito: fazer vinhos excepcionais para que todos possam apreciar. [yellow tail] é tudo que um excepcional vinho deve ser. É amigável, fresco, saboroso e tem uma personalidade muito própria".

          Trata-se de um vinho que representa muito bem as características do Novo Mundo: bastante frutado, remetendo a frutas vermelhas e negras bem maduras, carvalho e especiarias. Tudo muito evidente. Muito gostoso e fácil de beber.

          Se você ainda não o conhece não perca mais tempo. Chegou a hora de abrir um Yellow Tail!

# Caso você conheça algum bom rótulo e queira compartilhar, mande sua sugestão para letourdevin.brasil@gmail.com.

2 comentários:

  1. Me disseram que esse vinho é bom mesmo!!!! Bela dica!!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Esse Yellow Tail é excepcional, o único problema é que ele acaba rápido! rs..

    Qd puder indique um rosé pros confrades!

    ResponderExcluir